Curiosidades

Dinossauros descobertos no Brasil

Os dinossauros nos transporta para um mundo desconhecido, onde existiam animais enormes, de anatomia esquisita, com chifres, longas caldas e de pescoços harmoniosamente projetados. O fato de não conhecermos completamente sua aparência e seus hábitos faz com que sua existência seja cercada de mistérios e enigmas. Mas apesar disso, os estudiosos vão sempre em busca de novidades e por conta deles, hoje sabemos que o Brasil tem 21 espécies de dinossauros reconhecidas. Para matar a sua curiosidade sobre algumas dessas espécies, selecionamos cinco dinossauros brasileiros para você conhecer. Vamos fazer uma viagem ao mundo desses animais que sempre nos intriga?

O Staurikosaurus Princei foi o primeiro a ser descrito no Brasil, em 1970. Ele era um pequeno terópode, com 1 m de altura e 2,5 m de comprimento, que viveu por aqui durante o período Triássico, cerca de 227 milhões de anos atrás. Carnívoro, ele pesava apenas 30 kg. Os fósseis do dinossauro foram encontrados no Rio Grande do Sul (RS), em Santa Maria. O nome Staurikosaurus significa “lagarto cruzeiro do sul”, em referência à constelação de estrelas de nome homônimo, enquanto o nome da espécie, pricei, homenageia o paleontólogo brasileiro que o descobriu no ano de 1936: Llewellyn Ivor Price.

O Unaysaurus Tolentinoi é um Prossaurópode que viveu no período Triássico, cerca de 225 milhões de anos atrás, tornando-o um dos dinossauros brasileiros mais antigos. Herbívoro, ele pesava 70 kg e media 70 cm de altura e 2 m de comprimento. A espécie, descrita em 2004, teve seus fósseis descobertos no Rio Grande do Sul, no Sítio Paleontológico de Água Negra, o que deu origem ao nome do dinossauro. Em tupi unay significa “água negra”, enquanto saurus significa “lagarto”, já o tolentinoi homenageia o descobridor do fóssil.

O Amazonssauro maranhensis pertence à superfamília de saurópodes, chamada Diplodocoidea, e viveu na América do Sul há 100 milhões de anos, no período Cretáceo. Com 3 m de altura e 10 metros de comprimento, esse dinossauro herbívoro pesava cerca de 10 toneladas! O Amazonsaurus maranhensis foi descrito em 2003, e o nome lembra a região onde os fósseis foram encontrados, na Região Amazônica, no Maranhão.

O Uberabatitan Ribeiroi é o maior dinossauro herbívoro brasileiro já encontrado. Esse saurópode titanossauro viveu no período Cretáceo, há 65 milhões de anos. Ele pesava cerca de 16 toneladas! e tinha de 4 a 6 metros de altura e até 20 metros de comprimento! Descrito em 2006, seus fósseis foram encontrados em Minas Gerais, na região de Uberaba, que inspira o nome do dinossauro, junto com o “titan”, de titanossauro. Enquanto o nome da espécie faz referência a Luiz Carlos Borges Ribeiro, diretor do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, que apoiou os trabalhos.

O Mirischia asymmetrica é um dinossauro carnívoro de apenas 50 cm de altura e cerca de 2 m de comprimento. Ele viveu no período Cretáceo, há 110 milhões de anos. A espécie encontrada no Araripe, Ceará, e apresentada em 2004, ainda é pouca conhecida.

Postar um comentário

*
*