Curiosidades

Qual o lugar mais distante do Brasil?

Você já parou para pensar qual o país mais longe do Brasil? Claro que existe mais de uma resposta, pois depende de que ponto você vai partir. Mas vamos definir alguns lugares de partida e assim fazer essa medida.

Se sairmos do centro geográfico brasileiro, que fica em Barra do Garças, no Mato Grosso, o ponto mais distante fica em um trecho de mar, próximo das Filipinas, a mais de 20 mil quilômetros. Mas, saindo de São Paulo, o ponto mais distante, também no mar, está mais perto do Japão do que das Filipinas.

Se resolvermos sair de Fortaleza, no Ceará, o local mais distante também é um trecho de água, mas desta vez é no oceano Pacífico ao norte de Papau-Nova Guiné. Saindo de Porto Alegre, o pedaço de mar leste da China, a oeste das ilhas Tanega-Shima, no sul da ilha principal do Japão, é o local mais distante. E por fim, se a nossa partida for de Manaus, o local mais longe está entre as ilhas de Bornéu e Sulawesi, que pertencem ao arquipélago da Indonésia.

Mas por que só não chegamos em nenhum país efetivamente, mas sempre no oceano? Como dois terços do globo são tomados pelos oceanos, na maior parte dos das medições – partindo de diferentes cidades brasileiras – se chegou a um antípoda aquático, em algum trecho do oceano Pacífico.

Curiosidade – O que é antípoda? Essa palavra significa “oposto”. Segundo o dicionário português online é “quem, em relação a outra pessoa, vive do outro lado da Terra; habitante de um lugar, no mundo, diametralmente oposto a outro”.

Postar um comentário

*
*