Curiosidades Dicas

O mar está para peixe… e o oceano também!

layout_facebook_140603_1

Mar e oceano é tudo a mesma coisa? É não! E já que nesta semana se comemora o Dia do Oceano, que tal aprender as diferenças?

Para quem não sabe, o mar é parte do oceano, é salgado e menos profundo. E o movimento dos mares se chama maré! Ele se diferencia dos oceanos pela sua dimensão e posição geográfica, localizando-se entre limites continentais. Mas não se sabe ao certo se existe um limite muito claro. Ninguém sabe quando acaba o mar e quando começa o oceano. Uma das principais diferenças se dá através dos seguintes fatores: temperatura, profundidade e quantidade de água.

Já os oceanos são divididos por dorsais, e formam cadeias de montanhas submarinas, que podem chegar a mais de 65 mil quilômetros, com altura média de 2,5 quilômetros. E é justamente nas dorsais o primeiro ponto atingido pelos terremotos. Os oceanos possuem águas mais profundas. Um fato interessante é que existem peixes que vivem no mar e outros que vivem nos oceanos. Bem como os tubarões, que vivem nos oceanos, mas vez por outra perambulam pelos mares em busca de alimento.

Postar um comentário

*
*