Curiosidades

Arraia é peixe?

Ela vive no mar, mas será que ela é peixe? A resposta é sim, a arraia é um peixe do tipo cartilaginoso marinho classificado na superordem Bathoidea (ou Rajomorphii) dos Elasmobranchii, que agrupa também os tubarões. Parece difícil né? Mas é que elas são diferentes mesmo.

As arraias têm o corpo achatado e, por consequência, as fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça – essa é a principal característica que distingue os peixes batóides dos “verdadeiros” tubarões. Elas vivem normalmente no fundo do mar.

A anatomia de uma arraia é de um peixe achatado no sentido dorsoventral com suas barbatanas peitorais expandindo-se e ligando-se à cabeça, gerando formas triangulares, que se assemelham a asas. Esse animal também é dotado de uma mandíbula móvel e denteada, além de possuir ferrões pontiagudos e serrilhados. Mas uma curiosidade é que as arraias são muito próximas dos tubarões, do ponto de vista filogenético, de tal forma que são incluídos na mesma subclasse (Elasmobranchii), por isso a divisão entre raias e tubarões é meramente morfológica.

E para você que gosto de saber sempre mais sobre esse peixe, a nossa dica é assistir ao vídeo que mostra os 10 fatos sobre as arraias.

Postar um comentário

*
*