Curiosidades

O que são as algas marinhas?

Elas vivem flutuando no mar, possuem muitas formas, cores e benefícios: são elas, as algas marinhas. Alga é um nome em latim que significa planta marinha, ou seja, são espécies de seres vivos que são encontrados no mar. Mas nem sempre elas são plantas e nem sempre são do mar. Elas não possuem raiz, folhas, caule e nem flores, elas são como talos e por isso são conhecidas por talófitas e podem ter formatos de filamentos, lâminas ou ramos. Elas também podem ser encontradas nos mares, nas lagoas, nas pedras, nos rios e superfícies úmidas.

Elas são consideradas o pulmão do mundo, pois produzem muito mais oxigênio através da fotossíntese do que realmente necessitam e este excesso é lançado no meio ambiente, sendo de fundamental importância a todos os seres que habitam na terra e respiram.

Existem vários tipos de algas: algas azuis (cianofíceas), microscópicas, verdes que vemos sempre na praia, vermelhas (Rhodophyta), e muitos outros tipos. Entre as mais conehcidas tempos a alga nori, que enrola o sushi e o temaki, também conhecido como coni japonês, que tantos de nós apreciamos; e a kombu também muito utilizada na culinária japonesa; spirulina e a chlorella, utilizadas como medicamentos e cosméticos. São centenas de tipos e aplicações. Afinal, elas surgiram durante o desenvolvimento do nosso planeta e possuem inúmeros benefícios ao ser humano, além do oxigênio que já citamos.

Seu consumo fornece ao nosso corpo: iodo, ferro, proteína e ômega 3 e são ótimas para o melhorar o funcionamento da tireoide, músculos, minimizam processos infamatórios, combatem o câncer e facilitam o emagrecimento, etc.  As algas podem ser ingeridas em forma de cápsulas, alimentos, pó para sucos. Agora que você já sabe um pouco mais sobre elas, que tal comer mais sushi, temaki e procurar outras formas de consumir para beneficiar sua saúde?

Postar um comentário

*
*