Curiosidades

Cuidado onde pisa na praia!

A praia é uma grande diversão, mas é preciso ficar atento a alguns perigos. Um deles é o ouriço do mar, um invertebrado da classe dos equinoides, a mesma da estrela do mar. O ouriço é um ser vivo que possui uma carapaça protegida por espinhos longos e muito venenosos. Se por descuido alguém pisa nele, hummm é dor na certa!

O ouriço se alimenta principalmente de algas marinhas, mas também de materiais orgânicos, plantas e animais, vivos ou mortos, e fica enterrado na areia, para se proteger dos predadores. Ele possui um corpo esférico e pode ter cores diversas: branca, preta, marrom ou lilás-esverdeada.

Caso alguém pise em um, vale procurar um médico, pois pode causar inflamação. Geralmente, os espinhos do ouriço se dissolvem em vinagre, por isso recomenda-se aplicar compressas ou imersão em banho de vinagre. Depois o ideal é aplicar uma pomada à base de anti-histamínico, analgésico e corticosteróide. Quando é muito grave, é necessário que o médico faça uma pequena incisão para sua retirada.

Mas apesar de perigoso, há quem aprecie o ouriço como uma iguaria, um prato saboroso. Com sabor típico do mar, possui textura cremosa e é servido em alguns restaurantes em pratos à base de frutos do mar.

Postar um comentário

*
*