Curiosidades

O fantástico mundo dos tubarões

O fundo do mar tem um morador que fascina e amedronta muita gente. São os tubarões. Estes animais existem há 400 milhões de anos! São muito, muito mais velhos que os dinossauros, que apareceram na Terra há “apenas” 200 milhões de anos e já foram extintos. Pela quantidade de anos de sua existência, já notamos que é um animal forte e poderoso. No Brasil, foram registradas 88 espécies de tubarão, mas no mundo todo esse número chega a 400.

E apesar de ser temido, ele ganha a simpatia das crianças por ser representado de forma muitas vezes engraçadas, no cinema e desenhos animados, como o Lenny, um tubarão vegetariano do filme “O Espanta Tubarões”, e o Bruce, de “Procurando Nemo”. Na literatura, as crianças se divertem com as aventuras do livro “Golfinhos que adotaram um tubarão”, de Cintia Andrade Moura (Editora Bargaço).

Mas, voltando ao fundo do mar, vamos descobrir muitas curiosidades sobre o tubarão. Você sabia que o esqueleto dele não é formado por ossos, como o dos humanos? Ele é todo feito de cartilagem, assim como a nossa orelha e nosso nariz. E a pele? Bem, eles não têm pele. Isso mesmo! O corpo é recoberto por escamas que são pequeninos dentes, chamadas de escamas placóides. Por isso, a maioria dos tubarões tem a pele áspera como uma lixa. Eles também nunca ficam banguelos. Os dentes crescem durante toda a vida. Isso quer dizer que se ele perder um dente ao atacar uma presa (o que acontece muitas vezes) outro dente aparece no lugar rapidinho.

E uma curiosidade, de certa forma engraçada, é que os tubarões só conseguem se movimentar pra frente. E em algumas espécies, para poder respirar, ele precisa nadar o tempo todo, até quando está dormindo. Na hora da soneca, o animal apenas diminui a velocidade do nado. Coitados, não?

2 Comentários

  1. wendell
    Postado em 20 de maio de 2015 às 2:21

    Sensacional, parabéns.

    • Bloguito
      Postado em 20 de julho de 2015 às 14:05

      Wendell, que bom que gostou do post! Os tubarões são realmente fascinantes.

Postar um comentário

*
*