Curiosidades

Descubra tudo sobre tornados e furacões

Hoje vamos falar de eventos naturais que levam muita destruição para os locais atingidos: o tornado e o furacão. No Brasil eles não são muito comuns – ainda bem! – mas mesmo assim os tornados atingem o nosso país em determinadas épocas. Mas qual a diferença entre eles? Vamos descobrir juntos!

O tornado é uma ventania que dura poucos minutos, mas é capaz de destruir o que tiver pela frente. Ele é uma tempestade e um grande funil de vento, que tem um lado nas nuvens e uma ponta na terra. Ele acontece quando uma corrente de ar quente e úmido se choca em velocidade contra outra corrente fria e seca. O ar quente sobe, se condensa e rola uma tempestade. Ele normalmente se forma em em terra firme, nos continentes. Mas também podem acontecer no oceano.

O furacão, apesar de chegar a ter mais de um quilômetro de diâmetro, ele costuma ficar só no mar. Eles são tempestades e ventos fortes que surgem nos mares com água quente. No oceano atlântico ganham o nome de furacões, mas se acontecem no pacífico, são batizados como tufões. Ele surge quando o ar que está mais suspenso começa a girar em uma direção, enquanto o que está embaixo, gira em outra.

Dentro do furacão há uma região chamada de olho, em que não há vento ou chuva. É por ela que o vapor sobe e continua alimentando o redemoinho. Eles se foram nos mares de água quente, com no mínimo 27 graus Celsius. Embora seja formado só nos mares, os furacões podem se deslocar até chegar à terra firme. Ao contrário dos tornados, que duram poucos minutos, o furacão dura, em média, quatro dias, podendo alcançar mais de mil quilômetros de diâmetro e se deslocar a partir de 120 quilômetros por hora. Os ventos em torno do furacão podem chegar a até 300 quilômetros por hora.

Postar um comentário

*
*