Curiosidades Dicas

Clima: conheça os sete tipos

Vocês já notaram que o nosso planeta tem diferentes tipos de clima? Tem local que é mais quente, outros mais frios, tem lugar que chove e tem lugar que a chuva é rara! Para facilitar o estudo do clima, foram traçadas linhas imaginárias dividindo a Terra de acordo com a incidência do sol sobre ela. Existem três linhas imaginárias: a primeira é a linha do Equador, que divide a Terra em duas metades (hemisférios norte e sul), e as outras são os dois trópicos, de Capricórnio e de Câncer. Eles são as linhas imaginárias paralelas à linha do Equador. Por conta delas, o Brasil tem três tipos de clima: o equatorial (no norte do país), o tropical (que corresponde a maior parte do país – nordeste, centro-oeste e sudeste), e o temperado (na região sul).

Assim, temos tipos sete tipos de climas diferenciados na Terra. Vamos conferir:

Equatorial: tipo de clima que tem temperatura média de 25°C e está presente nas regiões que ficam próximas à linha do Equador. Nelas chove durante todo o ano e como exemplos podemos mencionar a região da Floresta Amazônica, Colômbia, Suriname (América do Sul), Congo (África) e Malásia (Ásia).

Tropical: esse é o clima que temos mais intimidade. Ele tem temperatura média superior a 20°C e no verão pode ser superior a 25°C com alto índice de chuvas. No inverno há períodos de seca. É encontrado no Nordeste, no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil e, na Venezuela (América do Sul), na Austrália (Oceania), na Índia e na China (Ásia), e na África do Sul (África).

Temperado: clima predominante nas regiões situadas entre o Polo Norte e o Trópico de Câncer e entre o Trópico de Capricórnio e o Polo Sul. As temperaturas ficam em torno de 18°C, mas no inverno podem chegar até zero grau. As chuvas são bem distribuídas durante o ano e as estações são bem definidas. Este tipo de clima é encontrado no Sul do Brasil e em países como Argentina e Chile (América do Sul), Estados Unidos (América do Norte), Grécia e Itália (Europa), Coreia do Norte e Japão (Ásia).

Mediterrâneo: tipo de clima temperado com chuvas mais intensas no inverno e no outono e com verões quentes e secos. É encontrado principalmente no sul da Europa, na região banhada pelo Mar Mediterrâneo, mas também ocorre nos Estados Unidos (América do Norte) e no Chile (América do Sul), por exemplo.

Continental: clima caracterizado por temperatura média superior a 10°C nos meses mais quentes e inferior a zero grau nos meses mais frios. É registrado em regiões no interior dos continentes, como na China (Ásia), no Canadá e nos Estados Unidos (América do Norte) e na Rússia (Europa/Ásia).

Polar: clima característico das regiões polares tem temperaturas médias abaixo de zero grau, com inverno longo e verão seco e curto. Raramente chove e, quando há precipitação, ela ocorre em forma de neve. O clima polar é encontrado, por exemplo, em todo o continente da Antártida, no Canadá, nos Estados Unidos (América do Norte) e na Islândia (Europa).

Árido: esse tipo de clima é também chamado de desértico, a umidade atmosférica é baixa e as temperaturas são elevadas. Ele é encontrado na Austrália (Oceania), na China (Ásia), nos Estados Unidos (América do Norte), no Chile e no Peru (América do Sul) e na Namíbia (África).

Postar um comentário

*
*