Curiosidades

Clima na Amazônia: por que a região tem as estações diferente do resto do país?

A primeira coisa que temos que falar é que o clima da Amazônia é quente o ano todo e sempre com chuva. O que varia é a intensidade dessa chuva e do calor, que é muito por conta da umidade. Mas por que estamos afirmando no título desse post que a estação lá é diferente do resto do país?

É o seguinte: o clima da Amazônia na região de Manaus é considerado equatorial úmido, já que está no meio da selva. Típico da floresta amazônica, este tipo de clima é caracterizado com altas temperaturas, umidade muito alta e chuva torrenciais. E por isso em Manaus existem duas estações bem definidas. O verão, que vai de junho a novembro, são os meses mais quentes e secos, com temperaturas em torno dos 38°C. O inverno abrange os meses de dezembro a maio, aonde a temperatura continua alta, mas as chuvas são mais constantes. Lembrando que mesmo na época de seca, durante o verão, pancadas de chuva podem ocorrer no fim da tarde.

Sabe aquela brisa bem comum para quem mora no litoral e que ameniza o calor? Lá não tem! A variação das temperaturas por lá é mínima. As temperaturas máximas variam entre 33°C nos meses mais quentes (Setembro e Outubro) e 30°C nos meses mais frios (Janeiro e Abril). As temperaturas mínimas são estáveis entre 22°C e 23°c durante todo o ano. A umidade na região é alta e pode variar diariamente entre 79% e 87%. As chuvas são frequentes e podem vir em forma de tormenta ou garoa, dependendo do calor do dia.

capa do livro "No Coração da Amazônia"

Dica de livro: Já que estamos falando da Amazônia, o nossa dica de leitura é No Coração da Amazônia: os pais de Hans vieram da Alemanha para montar uma ONG em Manaus, capital do Amazonas, para ensinar música para crianças e jovens. Durante sua adaptação ao novo país, o garoto irá se deparar com uma cultura bastante diferente da sua e ficará encantado com a biodiversidade da vida na floresta. No entanto, chamará sua atenção o fato de que diversas espécies de animais estão correndo o risco de extinção. Com a ajuda de seus novos amigos, Hans vai descobrir que há muito a ser feito para ajudar na preservação da fauna e da flora da Amazônia.

Postar um comentário

*
*