Curiosidades

De onde vem a borracha?

Ela está presente em nossa vida desde que somos pequenos e nos acompanha para sempre. O que muda são os formatos e funcionalidades. Sabem de quem estamos falando? Da borracha, um objeto tão útil que está presente em tantos produtos: na borracha de apagar o que escrevemos, na liga que prende várias coisas, no sapato, sandália e em tantos outros materiais. Mas você sabe do que é feita e de onde vem?

Originalmente, a borracha é feita do látex, uma substancia espessa, branca retirada de uma grande árvore nativa da Amazônia, chamada de seringueira (Hevea brasiliensis). E quem faz este serviço é o seringueiro, um profissional especializado nesta função, lá na Amazônia. Ele começa fazendo pequenos cortes nas árvores e coloca um recipiente para pegar o líquido. Depois de colhido o látex da árvore, a borracha natural é obtida por coagulação do látex, que é endurecido e transformado em bolas que podem ter até 40 quilos, chamadas de pélas.

Mas só existe borracha feita da seringueira? Não! A borracha da seringueira era usada pelos índios da América Central e América do Sul, que a utilizavam na confecção de sapatos, garrafas e bolas. Durante muitos anos, até meados de 1927, era o único tipo de borracha que existia. Depois disso, foi fabricada a borracha sintética ou artificial, que é um derivado do petróleo, obtida através de fabricação industrial. Seu custo é bem menor que a borracha extraída da seringueira. E a vantagem é que não explora nem prejudica estas árvores da Amazônia. A borracha sintética é fabricada em vários países como EUA, Japão e Alemanha.

Contudo, a borracha da seringueira é mais resistente, possui estrutura estável, se desgasta menos, é mais elástica e não se rompe com facilidade. Por isso, alguns materiais, por segurança, devem ser feitos com o látex. A exemplo de pneus de avião e luvas usadas em cirurgias por médicos, entre outros. E borracha que usamos na escola, para apagar o que escrevemos errado com o lápis, quando surgiu? Essa finalidade foi descoberta por volta do século XIX e até hoje ajuda muitos alunos na sala de aula.

1 comentário

  1. taina vitora pires
    Postado em 26 de setembro de 2017 às 0:46

    Gosto muito disso

Postar um comentário

*
*