Curiosidades

A importância da fotossíntese

Os seres humanos precisam de alimentos para sobreviver. As plantas, além dos nutrientes encontrados na terra, necessitam de luz. E é nessa hora que entra a importância da fotossíntese. Mas o que é fotossíntese? Ela significa, literalmente, síntese (produção) pela luz. É através desse processo que a energia radiante do sol é capturada e transformada em matéria orgânica, em especial, a glicose.

Os organismos vivos que realizam fotossíntese são: plantas, algas e algumas bactérias que possuem clorofila, o pigmento essencial para o desempenho do processo fotossintético. Esses organismos utilizam a energia solar para converter moléculas simples – CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água) – em moléculas mais complexas, das quais toda a vida no planeta necessita. Além disso, durante o processo, os seres fotossintetizantes, liberam O2 (oxigênio) para o ar que respiramos.

E você sabia que toda vida do nosso planeta depende desse processo? Isso porque a glicose produzida, substância muito energética, torna-se disponível para outros seres vivos. Mesmo os animais carnívoros dependem da fotossíntese, pois comem outros animais que alimentam-se de vegetais.

O oxigênio, liberado para a atmosfera, garante a respiração aeróbica dos próprios vegetais e animais.

Até grande parte dos recursos energéticos disponíveis no planeta, como o petróleo e o carvão, derivados de seres vivos, foram armazenados em matéria orgânica produzida pela fotossíntese.

Como é possível notar, nós, seres humanos, e todas as outras formas de vida, somos totalmente dependentes da fotossíntese, seja porque é um processo que nos fornece alimento e oxigênio seja porque ameniza a temperatura da Terra.

Postar um comentário

*
*