Curiosidades

Qual a diferença entre diesel, etanol e gasolina?

A gente chega no posto para abastecer o carro e ver três tipos de combustíveis: diesel, etanos e gasolina. Mas qual a diferença entre eles, além do preço? A resposta é: a origem de cada um deles e as aplicações. Enquanto a gasolina e o diesel têm origem fóssil, o etanol, que é o tipo de álcool que usamos nos carros, tem origem vegetal.

O etanol é resultado do processo de destilação da cana-de-açúcar. No Brasil ele é produzido desde a década de 1970, quando foi lançado o programa Proálcool. Os objetivos eram não depender somente de combustíveis obtidos do petróleo, ajudar na diminuição da emissão de gases de efeito estufa e, ainda, gerar emprego e renda no campo.

Já a gasolina e o diesel são frações do petróleo, destilado a diferentes temperaturas. Nas refinarias, esse óleo em estado bruto passa por uma série de processos até se transformar em derivados, que além da gasolina e diesel podem ser lubrificantes e querosene de aviação.

Mas para que serve cada tipo de combustível? O Etanol e a gasolina servem para abastecer veículos leves, como carros e motos, enquanto o diesel é o combustível que move ônibus, caminhões e até grandes embarcações. Alguns carros maiores, como caminhonetes também, o diesel também é usado.

Postar um comentário

*
*