Curiosidades Dicas Posts Recentes

Petróleo: onde ele está presente?

Quando pensando em Petróleo a primeira coisa que vem a nossa cabeça é o combustível. Também não poderia ser diferente, pois sempre vemos nos jornais a relação do preço do petróleo com a gasolina.   Mas ele é usado na produção de vários objetos. Sabia que ele está presente na sola do tênis, no asfalto da rua, nas sacolas plástica, nos brinquedos, na maquiagem e até no chiclete? Isto mesmo, até no chiclete o petróleo está presente! O mais interessante é que não nos damos conta de como ele faz parte das nossas vidas.

Mas como é que o petróleo foi criado? Existem inúmero teorias. A mais aceita é que ele surgiu de resto de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, desde o tempo dos dinossauros. Apesar de está presente nas camadas na terra a milhares de anos, só há quatro mil anos antes de Cristo que os homens começaram a usar o óleo para acender fogueiras e tochas, pavimentar estradas e vedar barros. Demorou muito tempo para que ele fosse usado em grande escola, como é hoje.

Os primeiros poços de petróleo só foram furados em 1859, nos Estados Unidos. A partir daí, as coisas mudaram. A maneira de extrair o óleo da terra foi se aprimorando e ele começou a ser usado na fabricação de diversas coisas, como os combustíveis: gasolina, óleo diesel, querosene. Mas apesar de ser um produto da natureza, ele não traz benefícios para a saúde do homem. Em forma de combustível, por exemplo, ele acaba no ar, em forma de gases que poluem o meio ambiente e que causam o aquecimento do planeta. O plástico é outro produto derivado do petróleo que precisa atenção. Os produtos feitos do plástico não devem ser jogados de forma aleatória nos lixos, pois pode causar diversos danos. O correto é reciclar.

E mais, o petróleo é um recurso não renovável, ou seja, um dia vai acabar. Por isso, atitudes simples fazem a diferença nessa hora.
Então, ao invés de andar de carro todo dia, que tal usar mais a bicicleta? Compre também produtos reciclados. Agindo dessa maneira, nós consumimos menos petróleo e ele só será usado em produtos que tenham uma durabilidade maior. Isso é consumo consciente.

Fonte de pesquisa: Akatu Mirim

Postar um comentário

*
*