Dicas de Leitura

Leituras ricas e cheias de curiosidades da Amazônia

Essa semana a gente conheceu um pouco sobre uma frutinha muito especial nativa da Amazônia, o açaí. Então, que tal conhecer outras peculiaridades da região, suas frutas e bichos? A primeira dica de leitura desta semana é justamente com este intuito, é o livro Cores da Amazônia – Frutas e Bichos + CD, de Cesar Obeidm e Guatacara Monteiro. Neste livro o leitor descobrirá os sabores e as cores de algumas frutas e bichos da Amazônia, por meio de poemas divertidos e imagens encantadoras que trazem todo o brilho e o colorido da nossa amada floresta. Quem já ouviu falar em tucumã, uxi, buriti? E na aperema, no guará e na sucuri? Pois agora vai saber. O livro vem ainda com um CD com músicas inspiradas pelos ritmos amazônicos.

cores_amazonia

Ainda dentro deste tema, a sugestão é a obra Amazônia, de Elen Pestili. O livro possui uma linguagem poética, e conduz o leitor a uma viagem inesquecível: o coração da Amazônia. Entrar na floresta amazônica significa conviver com o respeito e com o medo. Respeito por toda forma de vida que ali existe; e medo de que tudo isso se perca pelo descaso e pela ganância do homem. Ilustrado com sensibilidade pela autora, as imagens seduzem pela beleza das paisagens e animais.

amazonia

Por fim, a publicação De olho na Amazônia, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, que dá continuidade ao seu trabalho de conscientização ambiental junto aos pequenos leitores.

de_olho_na_amazonia

A autora da famosa série O mundinho inicia um trabalho de alerta à questão da Amazônia. Em formato encantador e a partir de ilustrações feitas com recorte, a autora e ilustradora mostra a biodiversidade da Amazônia, o povo que nela habita, além dos riscos de extinção das espécies.

Postar um comentário

*
*