Dicas de Leitura

Dicas de livros

Você se lembra de quando descobriu a sua própria sombra? Com certeza não. Mas muitas crianças se encantam quando tomam consciência dela.

 A narrativa de O Menino e a Sombra, escrita por Orígenes Lessa (Editora Global), conta a história do menino que descobre, encantado, a sua própria sombra. O encantamento é tanto que ele passa a dialogar com ela. A conversa flui por diversos temas, como a vida e o comportamento das pessoas. Mas será que todos merecem a sombra que tem? Pedrinho e a sombra realizam ludicamente um percurso reflexivo e dinâmico pela natureza humana.

Já o livro Brincadeira de Sombra (Editora Global), o texto de Ana Maria Machado, ricamente ilustrado pelas imagens de Marilda Castanha, não poderia ser mais convidativo. Ele desperta na criança o prazer de brincar, de entrar no jogo da descoberta das luzes e das sombras. Quem nunca se divertiu fazendo bichos aparecem nas paredes da casa? O livro é poético, inteligente. Gostoso para ler com toda a família.

E quando falamos de sombra, logo nos remetemos a assombração. E na literatura esse tema é muito trabalhado. No livro “O casarão mal assombrado da costureira”, de Márcia Paschoalin (Franco Editora), aconteceu algo surpreendente no casarão da viúva Umbelinda e de suas filhas Umanaída e Umanavinda. Barulhos, muitos barulhos estranhos indicavam a presença de algo aterrador. Quem será que estava assombrando a família? Ficou com curiosidade? Leia o livro e descubra nessa aventura de arrepiar!

Postar um comentário

*
*