Dicas Posts Recentes

Da importância da música à descoberta das línguas

Esta semana, as nossas dicas falam de música na infância, poemas e outras línguas.

A primeira dica é o livro “Música na Educação Infantil – propostas para a formação integral da criança”, de Teca Alencar de Brito – Editora Peiropolis. Neste livro, a autora reúne reflexões teóricas e sugestões práticas de caminhos da educação musical contemporânea com base em seu próprio trabalho e de pesquisadores como Delalande, Paynter, M. Schafer e Koellreutter. Ela  oferece aos educadores que trabalham com crianças em idade pré-escolar a possibilidade de enxergar a música como instrumento riquíssimo de formação integral do indivíduo.

Ainda falando em música, mas também abordando poesia, o livro “Maluquices Musicais e Outros Poemas” (Editora: Peirópolis) de José Santos apresenta rimas e adivinhas sobre o mundo da música. Nas páginas ilustradas pelo inspirado Guazzelli, surgem músicos muito originais tocando incríveis instrumentos, tudo embalado em versos e histórias que encantam e divertem. Ao lado de personagens reais, como Chopin, Villa Lobos, Modesto de Assis e Mozart, surgem outros criados pelo poeta, como o pianista banguela, o teclado deslumbrado com a fama, o esqueleto tocador de harpa e muitos outros.

Por último, nossa terceira dica é “A Serpente de Sete Línguas”, de Roberto Benjamim, da Coleção Baobá. O livro oferece sementes. Sementes da nossa herança africana; sementes que aproximam a cultura africana à brasileira. As histórias são escolhidas conectando o leitor a um mundo no qual príncipes, monstros, animais, reis e rainhas permeiam as terras de lá, tanto quanto as histórias daqui. “A serpente de sete línguas” é, assim, o relato da obstinação e humildade de um homem em salvar sua amada, e o seu povo.

Postar um comentário

*
*