Curiosidades Dicas

Meios de transporte: pelo ar, pela terra e pelo mar!

Se você fosse viajar o mundo todo, que meio de transporte usaria? Talvez o primeiro que venha a cabeça seja o avião. E o motivo é obvio. O transporte aéreo é considerado o mais rápido e sofisticado do mundo. Com ele, cruzamos os mares, montanhas, países, tudo em algumas horas. O primeiro avião comercial, isto é, que transportava passageiros, foi testado pela primeira vez em 1913, fazendo a sua primeira viagem, com 16 passageiros, em 25 de fevereiro de 1914. O avião fez uma viagem de ida e volta de São Petersburgo a Kiev, em 14 horas e 38 minutos. Mas a Primeira Guerra Mundial fez os planos dos aviões comerciais mudarem e só após a década de 30 que eles voltaram a ser produzidos. De lá para cá muita coisa mudou e o avião é um dos principais meios de transporte. Atualmente é feito, por ano, mais de 2,5 milhões de voos no mundo todo. É muito avião de um lado para o outro do nosso planeta.

Mas antes do avião, como as pessoas faziam para viajar? Como é que saiam do Brasil e chegavam ao Japão, por exemplo? Bem, para longas distancias, usavam-se muito os navios. Na realidade os navios sempre foram usados para desbravar o mundo. É só lembrar de Pedro Álvares Cabral, que chegou ao Brasil, junto com a sua comitiva, em três caravelas: Santa Maria, Pinta e Nina. Dos navios usados para colonizar o mundo, passando pelos cargueiros (aqueles que levam cargas de um país para o outro), chegando aos grandes navios de turismo, os famosos transatlânticos, é possível notar a evolução dos transportes marítimos. O navio mais luxuoso do mundo é o The Allure of the Seas, uma verdadeira cidade sobre as ondas. O navio tem um hospital, um casino, um heliporto, um centro de reciclagem, um canal interno de televisão, um cinema 3D, 12 mil plantas, um carrossel, salas de espetáculos, salões de beleza, paredes de escalada, caixas de banco, galerias de arte, lojas de roupa, lojas de brinquedos, ourivesarias, minigolfe, ginásios, piscinas, restaurantes, bares, discotecas. Ufa! É enorme. Ah! Ele leva, de uma só vez, 6 mil passageiros. A bordo também 2165 tripulantes de mais de 80 nacionalidades.

Já por terra, o transporte pode ser feito por carro, ônibus ou trem. E por falar em trem, você já se imaginou em um trem bala? Experimentalmente, um trem bala, da empresa francesa TGV, já chegou à velocidade máxima de 515 km/h! Mas na prática velocidade é outra. A média é de 263,3 km/h. Não que seja devagar, mas é praticamente metade do que a citada anteriormente.  Apesar de serem super rápidos, a tecnologia dos trens-bala não tem nada de espetacular. Eles são puxados por uma espécie de locomotiva elétrica, da mesma forma que os metrôs, só que abastecidos por correntes até nove vezes maiores. As linhas também são planejadas para alta velocidade, apresentando poucas curvas, estações distantes entre si e ausência de tráfego de trens mais lentos. O primeiro trem de alta velocidade foi o japonês Shinkansen, que estreou em 1964 na linha Tóquio-Nagoya- Kyoto-Osaka.

Postar um comentário

*
*