Curiosidades

Quer medir a altura dos astros? Use um astrolábio!

Já ouviu falar do astrolábio? Certamente que não! Mas ele foi um instrumento muito importante nas navegações, geografia e astronomia, entretanto tornou-se obsoleto e não é mais utilizado hoje, tendo sido substituído pelo quadrante, no Século XVII. Trata-se de antigo instrumento utilizado para cálculos, medir alturas e profundidades, medir a altura dos astros acima do horizonte, dimensionar a altura de uma montanha e também era usado para registrar tempo e, acredite, até fazer horóscopo!

Há indícios de que tenha sido criado na Antiguidade, passando pelas mãos gregas e sendo aperfeiçoado pelos árabes, que o trouxeram para a Europa, na Idade Média. Sua criação foi o resultado, provavelmente, de diversas teorias matemáticas criadas por grandes estudiosos e matemáticos.

Com o astrolábio era possível determinar a posição dos astros no céu, fazer cálculos com problemas geométricos, a altura de uma casa, edifício e até mesmo a profundidade de um poço.

Para usar o astrolábio eram necessárias duas pessoas: uma suspendia na altura dos olhos, pelo qual passava uma régua, alinhando ao sol, enquanto outra pessoa fazia a leitura dos graus marcados no círculo.

Postar um comentário

*
*