Curiosidades

Volta ao mundo com o Google Earth!

Você sabia que pode dar a volta ao mundo através da tela do seu computador? Basta saber mexer em todos os recursos do Google Earth, um mapa virtual que coloca você qualquer parte da Terra sem precisar sair de casa. Que tal entender melhor essa tecnologia e visitar um monte de lugares legais sem precisar pegar um avião, trem, ônibus ou carro.

As imagens são captadas por um satélite chamado Quickbird que passeia ao redor da Terra a uma altura de 450 quilômetros. Sua capacidade de armazenamento de informações é de 128 gigabytes. Ao viajar a uma velocidade média de 25.560 quilômetros por hora, ele demora de um a três dias e meio para voltar ao mesmo ponto.Ele fotografa a superfície terrestre com diferentes níveis de zoom e resoluções de imagem. Para locais muito procurados, como a Torre Eiffel, o satélite faz a foto a um quilômetro de distância, mas a impressão é como se estivesse a somente 60 metros.

Roma, na Itália e a Floresta Amazônica são exemplos de lugares que dá para olhar em três dimensões! Outro recurso legal é ver imagens antigas do planeta e perceber como os locais mudaram ao longo do tempo. Para isso, vá na barra de tarefas, clique no desenho do relógio (imagens históricas).

E você não viaja apenas pelos países. É possível “nadar” nos oceanos e explorar os terrenos submersos. Para fazer isso basta ir em Visualizar – Superfície da água; depois, no painel Camadas, marque Ocean. Dá até para ver o local onde o Titanic afundou!

E que tal dar uma voltinha lá no céu?! Na barra de tarefas, clique no desenho do planeta e escolha por onde quer viajar. Na função Céu, você pode visitar astros e constelações, além de aprender noções de astronomia amadora. Na opção Lua, dá para explorar nosso satélite e ver modelos em 3D de espaçonaves que pousaram por lá. Se você escolher o modo Marte, vai conferir o mapa do famoso planeta vermelho.

Postar um comentário

*
*