Curiosidades

Como as ondas são formadas?

Onde estão as maiores ondas do mundo? Muitos vão dizer que é no Havaí, onde elas chegam a ter 21 metros! Elas são tão grandes, que, para você ter noção, basta olhar para um prédio de sete andares. Já imaginou aquele paredão todo de água? Deve ser de arrepiar. Mas como é que as ondas se formam? Bem, na maioria das vezes elas são geradas pela força do vento. Vento forte é igual a onda forte e alta. E nem precisa ser especialista para notar isso. Em dias mais chuvosos, quando o vento é mais intenso, quem mora no litoral sabe o poder do mar.

Mas existem outras maneiras das ondas serem formadas. Tem aquelas provocadas por abalos sísmicos ou mesmo por eventos externos do mar, como o desmoronamento de um pedaço de montanha que cai na água. Existem também as formadas por tsunamii. Muito temidas, elas ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, como um terremoto, atividade vulcânica ou deslocamento de terras. Essas ondas podem chegar à costa com altura de até 50 metros e causar muita destruição.

E rio tem onda? Ter não tem, mas existe um fenômeno chamado pororoca, que ocorre quando há o encontro entre as águas de um grande rio com as águas do oceano. No Brasil, isso acontece com o Rio Amazonas, quando se encontra com o Oceano Atlântico. Durante o fenômeno, formam-se ondas que podem atingir até três metros de altura e velocidade de até 20 km/h. E embora a pororoca amazônica seja uma das mais famosas do mundo, ela também ocorre em outras regiões do planeta como nos rios Sena (França), Iang-Tsé (China), Colorado (Estados Unidos) e Tamisa (Inglaterra).

Postar um comentário

*
*