Curiosidades

A versatilidade do camaleão

O camaleão é um animal curioso e pode ser encontrado tanto na selva quanto no deserto, na Ásia, Europa, América do Norte e África, e mais precisamente na ilha de Madagascar, onde vive a maioria das espécies. São cerca de 80 espécies diferentes conhecidas. Com cerca de 60 centímetros, é um animal ovíparo e vive em média cinco anos. Ele pode se alimentar de frutas, folhas, gafanhotos, borboletas, pequenos insetos e aves de pequeno porte. Tudo isso capturado através de sua enorme língua pegajosa.

O camaleão é um réptil escamoso da família dos lagartos. Uma de suas principais e mais conhecidas características é a habilidade de mudar de cor. Mas, afinal, qual a cor deste lagarto? Depende! Suas cores podem variar em tons de verde, rosa, azul, amarelo, vermelho, marrom e preto.

E os motivos desta mudança constante são inúmeros, desde atrair a fêmea para acasalar; camuflagem como defesa para não ser percebido por predadores ou até mesmo como estratégia para capturar sua caça.

Outra forma de sua cor variar, pode ser de acordo com a temperatura do ambiente. Ou até mesmo o seu humor o faz ficar com cores diferentes. Por exemplo, ficando de cor escura quando está irritado ou querendo assustar predadores. Bacana, não é mesmo? Já pensou se a gente ficasse azul quando ficasse feliz ou amarelo, quando estivesse com fome?

Postar um comentário

*
*