Curiosidades

A vida em sociedade das abelhas

A organização social os insetos não é apenas história de cinema! Ela é bem real e pode ser um exemplo para a gente. A principal característica é que elas trabalham em conjunto, o que mostra que o trabalho em equipe é muito produtivo. Assim como as formigas, as abelhas também têm uma vida em sociedade bem complexa.

A sociedade das abelhas é constituída por três tipos de indivíduos: a rainha, os zangões e as operárias. Esses indivíduos formam a população de uma colméia. E não podemos deixar de falar que as abelhas sobrevivem somente quando agrupadas. Sozinha uma abelha é incapaz de viver.

A vida da colméia é a seguinte: A rainha é a única fêmea fértil da colméia. É ela a responsável pela produção: põe de 2000 a 3000 ovos por dia! Ela alimenta-se exclusivamente de geléia real e pode viver até 5 anos. Em cada colméia só existe uma rainha.

Os zangões são os machos da colméia e sua função é fecundar a rainha. Isso ocorre apenas uma vez na vida dessa abelha responsável pela produção. Quando a população de uma colméia torna-se muito grande, as operárias criam uma nova rainha. Alguns dias depois de nascer, ela sai com os zangões para o vôo nupcial. Aí, então é fecundada e os espermatozóides ficam guardados num receptáculo em seu corpo – a espermateca.

De volta à colméia, a nova rainha assume seu papel de reprodutora e a velha rainha sai com uma parte do enxame a procura de um lugar para estabelecer sua nova casa. Quando a população de zangões torna-se muito grande, as operárias os matam, pois eles não produzem nada só fecundam a rainha. As operárias executam todas as tarefas dentro da colméia. Guardam a entrada da colméia e protegem a rainha. O tempo de vida de uma operária é em média, de 45 dias. Após esse período, ela abandona a colméia e vai morrer longe das outras, não dando-lhes nenhum trabalho.

Sabia a natureza, não?!

Filmes legais que mostra um pouco da vida dos insetos.

 

 

 

4 Comentários

  1. Neila M.
    Postado em 28 de setembro de 2014 às 23:05

    Gostei muito das informações, realmente me ajudou!E os exemplos de filmes também são muito bons.

    • Bloguito
      Postado em 22 de outubro de 2014 às 17:53

      Neila, que bom que o nosso post ajudou você. Fique ligada que sempre vamos colocar dicas interessantes. 🙂

  2. caio
    Postado em 29 de outubro de 2015 às 19:16

    Me ajudou muito com o trabalho da escola muito bom!

    • Bloguito
      Postado em 29 de outubro de 2015 às 19:20

      Que bom Caio! Ficamos felizes em saber que ajudamos você. Fique sempre ligado no nosso blog, toda semana temos novidades.

Postar um comentário

*
*