Curiosidades

Como é a vida em um formigueiro?

Assim como as abelhas, que vivem em sociedade, as formigas também te uma colônia super organizada, onde cada indivíduo tem uma função específica. Para manter tudo em ordem, elas trabalham sem parar, dia e noite. Você já devem ter notado essa atividade em alguns filmes animados, como Vida de Inseto e FormiguinhaZ, ou mesmo quando observa um formigueiro (mas cuidado quando ficar muito próximo a um, alguns formigas podem morder você e doer bastante).

Entre as espécies conhecidas, as saúvas (gênero Atta) e as quenquéns (gênero Acromyrmex) formam as sociedades mais evoluídas. A população de seus formigueiros é dividida em castas, organizadas em torno de uma rainha, que passa a vida colocando ovos que darão origem aos seus “súditos”.

Vamos explicar melhor a vida dentro de um formigueiro: A mais numerosa casta é formada pelas formigas operárias, que protegem a colônia e cuidam dos alimentos e dos ovos da rainha. Também fazem parte dessa microssociedade as fêmeas aladas e os machos, dupla que tem a função de acasalar e gerar novos indivíduos para o grupo. O que determina se uma formiga vai ser operária ou fêmea alada é a quantidade de comida que ela recebe ainda na fase larval. Incrível isso, não é mesmo?!

Em 2002, cientistas europeus descobriram um formigueiro gigante, com cerca de 6 mil quilômetros de extensão, que se estendia de Portugal até a Itália! Os pesquisadores estimam que ele seja habitado por bilhões de indivíduos da espécie Linepithema humile, originária da Argentina e introduzida no continente europeu há 80 anos.

Postar um comentário

*
*