Atividades Curiosidades

A família real no Brasil

Reis e rainhas sempre estão no imaginário das crianças Para os meninos, os reis são homens que representam o poder. As meninas acham as princesas delicadas. E o melhor de tudo é que eles moram em um castelo. Mas e se o Brasil tivesse rei e rainha, quem seriam? Para falar um pouco sobre isso, tempos que voltar no tempo.

O ano de 1808 foi um marco na vida da sociedade brasileira. Isso porque o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para o Brasil. Essa transferência não foi planejada para beneficiar o povo brasileiro. D. João deixou Portugal, pois não tinha condições de enfrentar as tropas francesas de Napoleão Bonaparte, que estava prestes a invadir as terras lusitanas.

Além da família real vieram centenas de funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte. A viagem foi feita em 14 navios, que também estavam cheios de dinheiro, obras de arte, documentos, livros e objetos de valores. Em março de 1808, a corte portuguesa foi instalada no Rio de Janeiro. No ano de 1818, a mãe de D. João, D. Maria I, faleceu e D. João tornou-se rei. Passou a ser chamado de D. João VI, rei de Portugal, Brasil e Algarves.

D. João VI foi nosso rei até o ano de 1822, pois naquele ano, seu filho D. Pedro I, tornou o Brasil independente. D. Pedro I, assim como o seu filho D. Pedro II, foram Imperador. Com as mudanças políticas, Brasil deixou de ser monarquia e virou uma República em 1889.

Mas no Brasil ainda vive o trineto de Dom Pedro II. O nome dele é Dom João Henrique de Orléans e Bragança, príncipe de Orléans e Bragança, popularmente conhecido como Dom Joãozinho. Pertencente ao ramo de Petrópolis da família imperial brasileira, D. João Henrique é neto de D. Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança, príncipe do Grão-Pará, que em 30 de outubro de 1908, abdicou dos seus direitos, por si e por sua futura descendência, à linha de sucessão ao trono brasileiro. Como podemos notar, a família real no Brasil só em título, mas sem validade no papel.

Mas independente de ter ou não uma família real no nosso país, você tem em casa um príncipe ou uma princesa. E foi pensando nisso, que fizemos essa coroa para ser colorida. Clique AQUI e divirta-se.

Postar um comentário

*
*