Curiosidades

Peixes comestíveis e venenosos no Brasil e no mundo

Sabia que existem peixes perigosos e venenosos que podem matar o ser humano? Nem todo peixe é inofensivo, nem pode ser comido sem problemas. São peixes peçonhentos que causam muitos problemas no Brasil e do mundo.

No Brasil, podemos citar o bagre marinho. Eles podem ser identificados pela presença de bigodes, chamados de barbilhões. Seu veneno é encontrado em ferrões, que ficam nas nadadeiras, nas glândulas e no muco de sua pele. Se você estiver na praia, e pisar num bagre sem querer, mesmo que ele esteja morto, você pode ser envenenado pelos seus ferrões. A dor é intensa e pode causar vomito, febre, inchaço, paralisia e até necrosar a pele. Mas atenção, não retire o ferrão, não use substancias e procure um hospital o mais rápido possível. É possível que seja necessário tomar uma vacina antitetânica.

Mas apesar de ser venenoso e perigoso, é um peixe que se for tratado adequadamente, e tirado os ferrões e veneno, é muito saboroso e saudável para a alimentação. Mas é preciso saber fazer a limpeza antes de consumir.

Outro peixe muito consumido, mas que se não for tratado adequadamente e também pode matar por envenenamento, é o baiacu, ou fugu, como é conhecido no Japão. Por lá, o prato já foi até proibido. E o cozinheiro precisa ter licença do governo para prepara-lo. É necessário ter habilidade para retirar o fígado, que é onde fica alojado o seu veneno, a tetrodoxina, sem que este contamine o restante da carne. O veneno ataca o sistema nervoso central e não possui antidoto. E por lei, não se pode levar o fígado no lixo comum. Joga-se numa lata com cadeado, e uma vez ao dia, uma empresa especializada vem buscar para incinerar, a fim de não contaminar pessoas, a água, a terra, etc.

capa do livro "Pequeno Manual de Peixes Marinhos"

Uma sugestão de leitura para quem quer saber mais sobre peixes é o livro Pequeno Manual de Peixes Marinhos, de Beatriz Chachamovits. Neste livro com ilustrações detalhadas da artista plástica Beatriz Chachamovits, os leitores vão conhecer alguns dos seres fantásticos que vivem no mar e mergulhar em uma caça ao tesouro nas profundezas do oceano. Existe uma infinidade de peixes diferentes vivendo no fundo do mar. Alguns são tão esquisitos que nem parecem de verdade! Além de conhecer essas criaturas, o leitor é convidado a encontrar outros seres marinhos escondidos nas ilustrações. E ele também precisa prestar atenção e descobrir qual é o peixe falso, o intruso que não existe nos mares de verdade. Este pequeno manual de peixes marinhos vai proporcionar um mergulho inesquecível nas curiosidades dos oceanos e de seus diferentes habitantes.

Postar um comentário

*
*