Curiosidades

Uma viagem pelo sistema solar

Quantas vezes olhamos para o céu e ficamos buscando entre as estrelas os diversos planetas do nosso sistema solar? Muitas, não é verdade? Isso porque esse assunto, por mais que estejam acessíveis nos livros, nos fascina.

Olhando para o céu é possível observar como o sistema solar é composto: sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos, que são os asteroides, cometas, meteoros entre outros. E o interessante de tudo é que estes corpos celestes são comandados pelo sol, ou para que possamos entender de forma simplificada, giram em torno do sol.

O sol é a estrela mais próxima da Terra. As outras bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes que vemos apenas à noite como pequenos pontos de luz. Os 8 planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Importante lembrar aqui, que até Agosto de 2006, Plutão era considerado o nono planeta, desde então passou a ser classificado como planeta anão. Com exceção da Terra todos os planetas têm nomes de deuses da mitologia grega e romana. Vamos ver a seguir algumas curiosidades sobre cada planeta.

Uma exposição interessante está acontecendo no Museu de História Nacional de Nova Iorque. Com o título “Beyond Planet Earth: The Future of Space Exploration” (Além do Planeta Terra: o futuro da prospecção espacial, em livre tradução), a exposição tem como ponto central o que está por vir das viagens espaciais e para falar sobre o tema, recriou por meio de simuladores, maquetes e objetos reais os próximos avanços na área.

O vídeo, em inglês, elaborado pelo Museu para a exposição é bem interessante. Apesar de está em uma língua estrangeira, vale a pena assistir, pois mostra um pouco do que está sendo exposto.

Postar um comentário

*
*