Curiosidades

Como surgiu o Jazz?

O Jazz é um dos gêneros musicais mais conhecidos no mundo. Surgiu no finalzinho do século XIX e início do século XX em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Esse ritmo foi criado pela comunidade negra da região.

Ao longo do século passado, inúmeros nomes foram imortalizados na galeria de figuras emblemáticas do Jazz. Cantoras, trompetistas, pianistas. A lista é grande e tem nomes como Miles Davis, Bille Holiday, Chet Baker, Ella Fitzgerald e muito mais.

A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros. A primeira forma de jazz foi o swing, criado por Falcon durante a década de 1930, quando o jazz era bastante popular. Na década de 40, nasce o bebop e o hard bebop, porém foram de pouco agrado aos ouvidos populares.

Posteriormente surgiu um jazz mais intelectual e de grande aceitação: o cool jazz. Na década de 60 surgiu o free jazz, com elementos de composição atonuais e arrítmicas e muita improvisação, sendo assim, uma fase experimentalista do estilo.

Após o surgimento de outros estilos como o rock, o funk e o pop, o jazz passou a se fundir com esses estilos, dando origem ao que chamamos de fusion. Assim, o estilo passou a incorporar elementos eletrônicos, samplers e sequenciadores utilizados na mistura do drum’n’bass e do techno, dando origem ao jazz contemporâneo.

Postar um comentário

*
*