Curiosidades

Instrumentos exóticos pelo mundo

Estamos bem acostumados com os instrumentos musicais. Até mesmo que não toca sabe o que é um violão, uma guitarra, um piano, um tambor, entre outros. Mas o interessante é que ao redor do mundo, dependendo da cultura e dos hábitos musicais do local, os instrumentos mudam e fogem dos tradicionais. Pesquisamos e descobrimos diversos instrumentos exóticos pelo mundo.

Na Ucrânia, por exemplo, existe a Bandura. Este instrumento foi criado no século XIV e tem os princípios acústicos semelhantes aos da Harpa. Atualmente existem três tipos de banduras: a Clássica, que conta com 20 cordas; a Kharkiv, com 34 a 65 cordas e a Kyiv, com 55 a 64 cordas.

Já na Índia o instrumento popular é o Sitar. Ele foi desenvolvido no século XIII por Amir Khusrau. A origem do nome provém do persa, que tem o significado de “três cordas”. Com o passar dos séculos ele foi se modificando e atualmente, o instrumento apresenta em média dezoito cordas. Com o Sitar é possível fazer músicas animadas, contagiantes.

E você já ouviu falar no Hang? Este instrumento foi criado no ano de 2000 por Felix Rohner e Sabina Schärer da empresa PANArt (Suíça). O instrumento é de percussão e formado por duas chapas curvas de metal que são unidas (lado DING e lado GU). O lado DING possui oito campos de tons que, juntos, formam o “círculo do tom” (escala). Este círculo envolve uma cúpula central, chamado de DING. No lado GU há um buraco do tamanho de uma mão (chamado GU) que é responsável pela ressonância do som.

Na África, um instrumento bem popular é o Kora. Ele tem 21 cordas é originário da África Ocidental e surgiu em torno de 1800. No dialeto Mandinga, o nome Kora quer dizer “o instrumento que abrange tudo”.  O instrumento tem uma melodia suave.

E no Brasil? Será que temos um instrumento exótico? Claro que sim. Já estamos bem familiarizados com ele, mas já reparou no Berimbau? Apesar de ter sua origem Angolana, o Berimbau já está incorporado na cultura Brasileira e é bastante utilizado nas rodas de capoeira. Mais um pouco sobre o Berimbau no vídeo abaixo:

E você, conhece mais algum instrumento diferente? Conte para a gente!

Fonte: Los Angeles BRTV Trama

4 Comentários

  1. Marcelo Muniz
    Postado em 11 de janeiro de 2015 às 22:21

    Sou o ultimo tocador do Orocongo. Instrumento monocordio.De origem islamica. Seu mestre ja faleceu.Mestre Gentil do Orocongo.Fizemos uma turne no sonora brasil do sesc pelo Brasil.No google tem muitas .aterias e fotos.Estou a disposiçao para esclarecimentos.abs

    • Bloguito
      Postado em 9 de fevereiro de 2015 às 1:49

      Oi Marcelo, muito interessante saber que você é o último tocador de Orocongo. Acho que vale a pena a gente pensar em uma post sobre o tema. Temos que explorar essa riqueza musical dos instrumentos.

  2. PPF
    Postado em 2 de janeiro de 2018 às 18:48

    Eu conheço é o Piri uma flauta Coreana é um instrumento muito exótico.

    • Bloguito
      Postado em 11 de janeiro de 2018 às 14:06

      Oi Pedro, não conhecíamos esse instrumento. Obrigado por ter nos informado. Quem sabe em breve a gente faz uma postagem falando dele também?

Postar um comentário

*
*