Curiosidades Posts Recentes

Asa-Branca – da fauna da caatinga aos versos do baião

“Quando “oiei” a terra ardendo qual a fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do céu, ai, por que tamanha judiação

Você já deve ter ouvido esses versos em algum lugar esse ano. Mas também não é pra menos, além de ser um dos maiores músicos na história do Brasil, 2012 é um ano de festa para todos aqueles que gostam de Luiz Gonzaga. É que este ano comemoramos 100 anos de nascimento daquele que é considerado o rei do baião.

Nascido na cidade de Exú, no interior de Pernambuco, Gozanga soube como poucos contar e cantar a realidade do sertão nordestino. Entre seus maiores sucessos, podemos destacar a famosa “Asa-branca”, que emprestou seus versos para o início desse post. Mas o que é essa tal de “asa-branca” da qual tanto ouvimos falar?

A asa-branca é uma espécie de pombo que habita desde o sertão do nordeste brasileiro até a Argentina. Essas aves são umas das maiores da sua família, chegando até 37 centímetros. Elas vivem em grandes grupos e podem montar seus ninhos tanto no chão quanto em árvores.

O interessante é que esse pombo não existe apenas no Nordeste brasileiro. Ele também está apresenta em vários estados do sul e sudeste, como também em outros países da América do Sul, como é o caso da Argentina, Bolívia e Paraguai.

A Asa-branca é uma das maiores espécies da família no Brasil. Apesar de ter sido de ser uma representação do sertão nordestino, a ave é também encontrada em áreas urbanas, cerrados e florestas de galeria.

A música “Asa-branca” se tornou um sucesso em todo país e projetou Luiz Gonzaganacionalmente. Contando as angústias do seu povo, Gonzaga viajou nas asas da sua “Asa-branca” e ganhou o mundo”

Postar um comentário

*
*