Dicas

Aprendendo a ver as horas

Já notou que a partir de certa idade as crianças querem ganham relógio? Isso acontece mais ou menos aos seis anos, idade onde elas começam a aprender a ver as horas e a ganhar pequenas responsabilidades com a ajuda desse acessório.

Algumas dicas podem estimular a criança a aprender a ver as horas. Que tal conhecer algumas para brincar com o seu filho?

Primeiro, temos que dizer que o ponteiro menor indica as horas e o maior os minutos. E que o relógio tem como base o número 60, pois é o menor número divisível por 2, 3, 4, 5 e 6, e também porque uma hora tem 60 minutos, e cada minuto 60 segundos.

Cada tracinho corresponde a 5 minutos, multiplicando pelos 12 que aparecem no relógio, temos 60 minutos, ou seja, 1 hora! Durante o dia todo, o ponteiro das horas dá duas voltas completas no relógio!

Para que seu filho ganhe responsabilidade ao aprender a ver as horas, que tal fazer uma agenda do dia dele? Observe a do Varejito e faça semelhante com o seu filho. Assim fica muito fácil ver que horas são!

Durante os dias da semana, Varejito acorda às 8h para tomar o café da manhã. Às 9 é hora da lição de casa e depois é horas da brincadeira! A diversão só para ao meio dia, quando é hora de almoçar. Às 13 horas ele vai para a escola. À tarde, lá pelas 15h30 é a hora do recreio e Varejito sabe que é hora de brincar com os amiguinhos.  Às 18 horas é hora de voltar para casa, tomar banho e jantar. Às 20h30 é hora de dormir e sonhar, que um dia novo já já vai começar.  E aos finais de semana? Ah, Varejito só tem hora para brincar!

Postar um comentário

*
*