Curiosidades

Quem inventou a hora?

A pergunta que está no título desse post é bem curiosa: Quem inventou a hora? Como é que sabiam calcular o tempo antes mesmo do relógio? Nossos antepassados já conheciam as horas do dia há muito tempo. A divisão dia em 24 horas surgiu por volta de 5000 a.C., na Babilônia. O ponto-chave desse sistema numérico foi a definição do meio-dia. Observando o movimento da sombra provocada pelo Sol, os babilônios descobriram que havia um momento em que a estrela ficava a pino no céu, sem projetar sombras para os lados. E foi justamente esse momento que ficou conhecido como meio-dia.

A partir daí, os babilônios dividiram o restante da trajetória da sombra em 12 partes: seis antes do meio-dia (manhã) e seis depois (tarde). Estava criada a divisão do dia em 24 partes (horas) – a outra metade, claro, era a noite. Para fazer essa marcação da trajetória da sombra, os babilônios criaram o relógio de sol.

Mas como as horas eram contadas durante à noite? Bem, o primeiro relógio “noturno” de que se tem prova é a clepsidra, 3500 a.C. Para saber as horas à noite, os egípcios criaram um mecanismo em que um recipiente d’água se esvaziava numa vazão controlada, movimentando um mostrador de horas.

Postar um comentário

*
*