Dicas

Aprendendo os números romanos

layout_facebook_141125_1

Das civilizações antigas, a romana foi uma das mais importantes para o desenvolvimento da humanidade. Foram os romanos que nos deixou de herança o sistema de calendário de 12 meses com 30 dias cada, além dos direitos e leis (sistemas políticos), e muitos processos matemáticos e geométricos. E é justamente na área matemática que está o nosso assunto de hoje. A necessidade de contar seus bens, como ovelhas, plantações, soldados, fez com que os romanos tivessem a ideia de criar seu próprio sistema numérico. Só que eles foram muito espertos: ao invés de inventar outros símbolos, usaram as letras de seu alfabeto para representar os números.

São sete letras que os romanos utilizam como numerais. A numeração romana só usa símbolos maiúsculos porque o alfabeto romano não distinguia letras maiúsculas e minúsculas.

I           1

V          5

X          10

L          50

C          100

D         500

M         1000

Para lembrar como se escreve os números romanos é muito fácil. Basta usar algumas partes do corpo, como as mãos e os braços. Para lembrar dos primeiros números, basta usar os dedos das mãos I II III. Já o número 5, que é representado pela letra V, pode ser feito na mão como o V de “vitória”. Para representar o 10, basta fazer um X com os braços. Para formar o número 50, é só usar a mão esquerda deixando o dedo polegar e o indicador retos, formando um “L”. E, para formar o número 100, é só usar a mão esquerda deixando o dedo polegar e o indicador curvos, formando o “C”. O número 500, que é um “D”, vai ser preciso usar as duas mãos: a mão esquerda fica reta e a direita faz “C” e ao juntá-las, forma-se a letra D. Por fim, o número mil, que é o M, pode ser conseguido usando os três dedos apontados para o chão.

2 Comentários

  1. Erica
    Postado em 11 de abril de 2016 às 23:30

    Também da para aprender assim
    E(esquerdo) D(direito)
    E é menos e D é mais
    I=1
    III=3
    V=5
    IV=4
    XI=11
    IX=09

    • Bloguito
      Postado em 27 de abril de 2016 às 13:20

      Obrigado pela dica Erica! 🙂

Postar um comentário

*
*