Curiosidades

As comidas gigantes do São João de Caruaru

O cheiro de São João já está no ar. Os forrozeiros estão se preparando para aproveitar os dias de festa e, para manter a energia, nada melhor que saborear uma comida típica junina. Aqui em Pernambuco, a cidade de Caruaru – que tem um dos maiores e melhores São João do pais – tem a tradição das festas das comidas gigantes.  Isso mesmo! São comidas enormes que fazem a alegria da população e turistas.

Este ano, estão acontecendo 28 festas com comidas gigantes espalhadas por vários bairros e na zona rural de Caruaru. A primeira foi a festa do Maior Cozido de Milho do Mundo servido com manteiga, preparado pelos moradores da Rua Marechal Cândido Rondon. Segundo os organizadores, 1.500 espigas de milho e 22 litros de manteiga serão utilizados no preparo da comida, que é tradição no bairro há 17 anos. Lá no Alto do Moura foi possível conhecer o Maior Cuscuz do Mundo. O Bolo de Pé de Moleque Gigante é festejado há 20 anos no bairro das Rendeiras. No ano passado, o Bolo Pé de Moleque Gigante teve mais de 19 metros. A Canjica Gigante é celebrada na zona rural do Município, na Via Peladas. A canjica teve cerca de 30 metros de cumprimento. Em 2107, a festa completa 18 anos.

HISTÓRIA – As comidas gigantes começaram a ser realizadas há mais de 25 anos em Caruaru. A tradição teria começado com a Festa da Pamonha Gigante, em 1999. Com o passar dos anos, os moradores dos bairros perceberam que as festas, com comida, atraiam muita gente e eram uma ótima oportunidade para ter a comemoração perto de casa. Segundo o historiador Walmiré Dimeron, as festas das comidas gigantes contribuem para a volta dos festejos juninos nos bairros e na zona rural, fazendo uma descentralização da festa.

Conheça as comidas gigantes do São João de Caruaru:

MAIOR COZIDO DE MILHO DO MUNDO SERVIDO COM MANTEIGA
MAIOR E MELHOR CHOCOLATE QUENTE DO MUNDO
MAIOR CALDINHO DO MUNDO
TARECO E MARIOLA
MAIOR QUENTÃO DO MUNDO
MAIOR CUSCUZ DO MUNDO
BOLO DE MILHO GIGANTE
MAIOR DOBRADINHA DO MUNDO
MAIOR PÉ DE MOLEQUE DO MUNDO
ARRAIAL DO PÃO DOCE
FESTA DA POLENTA GIGANTE
TAPIOCA GIGANTE
BOLO DE ROLO GIGANTE
FESTA DA MACAXEIRA GIGANTE
MAIOR ASSADO DE MILHO
MAIOR PIPOCA DO MUNDO
MAIOR BOLO DE SAIA
MAIOR BROA DO MUNDO
MAIOR ARROZ DOCE DO PLANETA
MAIOR COZIDO DE MILHO DO MUNDO
MAIOR BOLO DE MACAXEIRA DO MUNDO
SALGADINHO GIGANTE
FESTIVAL DO MILHO
FESTA DO MUNGUZÁ
MAIOR 40 COM GALINHA DO MUNDO
MAIOR XÉREM COM GALINHA DO MUNDO
CANJICA GIGANTE

Postar um comentário

*
*