Curiosidades

As montanhas do Brasil e do mundo

Quando estudamos geografia sempre nos deparamos com elas, as montanhas. E você sabe o que é de verdade uma montanha? Nada mais é do que uma forma de relevo que tem como principal característica ter uma altitude mais elevada do que as áreas ao seu redor. De todo modo, a gente fala muito nelas, mas pouco conhecemos.

Há aventureiros que estão sempre em busca de desafios e viajam à procura das mais altas para escalar. Sem falar que existe toda uma atmosfera em torno das montanhas. Há lugares que consideram estes montes como sagrados, a exemplo do Japão, onde por lá elas são recheadas de mistérios.

Mas, afinal qual seria a mais conhecida e maior montanha do mundo? Em geral, é preciso considerar algumas características. Mas o consenso é de que a mais alta do mundo é o Monte Everest, com seus 8.850 metros de altitude, na região do Himalaia, na Ásia.

E no Brasil, existem montanhas imponentes também? Bem, apesar de não serem as mais altas do mundo, temos algumas bem importantes e conhecidas. A maior delas é o Pico da Neblina, com 2.995 metros e fica na Serra do Imeri (AM). Podemos citar ainda outras bem conhecidas como o Pico 31 de Março, com 2.974 metros, também na Serra do Imeri (AM), e o Pico da Bandeira, com 2.891 metros, localizada na Serra do Caparaó, entre Minas Gerais e o Espírito Santo MG/ES).

Mas tanto no Brasil, como no mundo, há muito o que se explorar e estudar. Que tal pesquisar e saber quais são as de maior altitude no Brasil e no mundo fora estas que já citamos? Vai ser uma divertida e curiosa pesquisa.

Postar um comentário

*
*