Curiosidades Dicas

Biblioteca: local de conhecimento

Na escola existe um local muito especial. Meio mágico, que pode te levar para diversos lugares. Você não sabe qual é? É a biblioteca. É lá que se reúnem infinidades de conhecimentos. Mas como a biblioteca funciona? Ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas colocar os livros nas prateleiras.

A biblioteca guarda uma coleção de informações dos mais variados assuntos. O acervo pode ser escrito, que são os livros (impressos ou digitalizados), CDs, DVDs, fitas, jornais e revistas. E para que se possa encontrar tudo da maneira mais rápida, as prateleiras são separadas por temas e arrumadas por ordem alfabética. E, antes do material ser disponibilizado para o público, ele é catalogado.

Mas, com a evolução tecnológica, as bibliotecas não estão apenas localizadas em espaços físicos. Elas também estão na internet. Uma que tem acesso gratuito é a Biblioteca Virtual. Lançada em 1997, pelo governo de São Paulo, ela ensina os melhores caminhos para que a pessoa encontre uma informação ou tenha acesso a obras de domínio público sobre temas do seu interesse.  Já no site da Fundação Biblioteca Nacional é possível acessar a Biblioteca Digital, com um rico acervo. E para quem quer fazer pesquisas acadêmicas, o Google também pode ajudar. É só acessar o Google Acadêmico e achar diversos trabalhos escolares que podem ajudar na sua pesquisa.

Curiosidade – A Biblioteca Nacional do Brasil, também conhecida como Fundação Biblioteca Nacional (que já citamos acima), foi fundada em 1810 como Real Biblioteca. Passou mais tarde a se chamar Biblioteca Imperial e Pública da Corte e, desde 1876, chama-se Biblioteca Nacional. Ela abriga o patrimônio bibliográfico e documental do Brasil e é considerada pela Unesco a sétima maior biblioteca do mundo, sendo atualmente a maior da América Latina. Fica localizada na cidade de Rio de Janeiro e possui mais de nove milhões de itens em seu acervo. Vale uma pena uma visita!

Postar um comentário

*
*