Dicas

Cinco motivos para estudar português

Desde pequenos aprendemos o português. Falamos praticamente desde os dois anos de idade. Mas por que será que é tão necessário estudar por toda vida a nossa língua materna? A resposta é simples: porque não basta apenas falar! Precisamos escrever, ler e interpretar o texto. Conhecer as regras gramaticais é super importante para toda vida, desde nosso período na escola, até na nossa vida profissional. E tem outra coisa, que talvez você não saiba, mas o português, é uma das línguas mais faladas do mundo. Como você pode ver, motivos não faltam para levar a sério a disciplina de Língua Portuguesa. Veja abaixo cinco motivos para estudar a nossa língua.

1 – Você se expressa melhor: Só estudando Português e treinando (muito) a leitura e a escrita que aprendemos a usar a língua da forma correta, tanto oralmente como ao escrever. E você sabe: falar e escrever certo é essencial para conseguir passar em vestibulares, concursos e conseguis bons empregos.

2- Para evitar os vícios da internet: É inevitável. Ao usar a internet todos nós temos com o “internetês” e suas abreviaturas (você = vc, beleza = blz) e versões de palavras (aqui = aki). É preciso considerar o “internetês” como a linguagem utilizada nos meios eletrônicos. Quando seu filho escrever assim, não force para que ele “corrija” o que escreve neste ambiente. No entanto, o “internetês” deve mesmo ficar restrito à internet, ambiente em que é aceitável. Fora do computador, é preciso que seu filho saiba escrever corretamente. Essa regra na realidade vale para todos, pais e filhos.

3 – Estimula o gosto pela leitura: Além de melhorar a escrita, a leitura é um excelente meio de adquirir cultura e aprender mais. Quando mais você ler, mais vocabulário vai ter. E isso reflete no aprendizado do português.

4 – Coordenação motora: Aprender a escrever é uma atividade que, além de desenvolver o raciocínio, treina a coordenação motora das crianças, já que elas aprendem a “desenhar” letra por letra e depois a juntá-las, para assim formar palavras e textos. Estudar a Língua Portuguesa é, portanto, importante também para desenvolver as habilidades manuais das crianças.

5 – Sétima língua mais falada: O português é a sétima língua mais falada no mundo, sendo idioma oficial de mais seis países além de Brasil e Portugal. São eles: Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Um bom motivo para aprender – e bem – a nossa língua, não?

Postar um comentário

*
*