Curiosidades

Ciranda, cirandinha…vamos cirandar?

Quem já não ouviu essa cantiga de roda?

“Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar (…)”
Ou já não cantou e ouviu essa musiquinha popular alguma vez?

“Estava
Na beira da praia
Ouvindo as pancadas
Das águas do mar
Esta ciranda
Quem me deu foi Lia
Que mora na ilha
De Itamaracá (…)”

Apesar de ser uma dança folclórica típica de Pernambuco, das áreas litorâneas e da Zona da Mata, a ciranda tem origem europeia. Estudos dizem que ela veio da Península Ibérica, trazida pelos espanhóis e portugueses aos Brasil. Há relatos que afirmam que a ciranda é de origem portuguesa e que era muito conhecida no início do século XIX. Ao que parece, a palavra “ciranda” tem raiz espanhola, do vocábulo “zaranda”, (instrumento de peneirar farinha), uma evolução da palavra árabe “çarand”.

Em Pernambuco, a dança de roda, que por vezes parece até  uma brincadeira infantil, é muito comum no norte do estado,  mais precisamente na Ilha de Itamaracá. Por lá, a cirandeira conhecida no mundo todo é Maria Madalena Correia do Nascimento, a famosa Lia de Itamaracá. A música para dançar ciranda inclui os instrumentos: ganzá, gongo e pode ter ainda a cuíca, pandeiro, sanfona, ou algum instrumento de sopro.

É a mais popular, é fácil de embalar, não requer prática, nem talentos especiais. O ritmo lento e contínuo permite que seja dançada por crianças, jovens e idosos, homens e mulheres de qualquer faixa etária e social. Por isso é considerada uma dança democrática, da qual todos podem participar. Que tal juntar os amiguinhos e aprender a cirandar?

3 Comentários

  1. Rebeca
    Postado em 16 de abril de 2015 às 23:14

    Site legalkkk

  2. Jacú
    Postado em 2 de junho de 2015 às 23:14

    Adorei esse site, minha irmã aprende muito bem os assuntos!

    • Bloguito
      Postado em 20 de julho de 2015 às 13:59

      Jacú, você não tem noção de quanto ficamos felizes em saber disso. Fazemos ele com muito carinho e pensando em ajudar vocês no dia a dia da escola. Não deixe de ler toda semana. Sempre temos novidades 🙂

Postar um comentário

*
*