Curiosidades

Cleópatra, a rainha do Egito

Quando se fala do Egito, além dos Faraós, também pensamos em Cleópatra. Mas você sabe quem foi ela? Cleópatra foi governante mais famosa do Egito. De ascendência grega, foi a última rainha da dinastia Ptolomaica, que se instalou em Alexandria depois da conquista do Egito por Alexandre Magno. Após a morte do pai, Ptolomeu XII, Cleópatra teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.

Apesar de famosa, quase nada se preservou sobre sua infância e adolescência, mas pode-se afirmar que ela teve uma formação primorosa. Ela foi a única de sua linhagem a ter o conhecimento profundo do idioma egípcio, além de dominar também o grego, o arameu, o etíope, a línguagem dos Medas, o hebraico e o latim. Toda essa cultura intelectual que lhe permitiria posteriormente dominar ilustres figuras que marcaram o contexto no qual ela viveu, garantindo desta forma a independência de seu país.

Não se sabe se ela realmente era tão bela como dizem, ou se nela se destacavam mais os dotes intelectuais e a estratégia diplomática, como registra a História. Ela também ficou conhecida por ter publicado obras sobre pesos e medidas, além de ter sido responsável por introduzir os cosméticos na vida das pessoas, principalmente das mulheres.

Para saber mais sobre Cleópatra e seu reinado, sugerimos o documentário do Discovery Channel: Egito Revelado – Cleópatra.

Postar um comentário

*
*