Atividades Dicas

Como ajudar o seu filho na alfabetização


O sonho de todos os pais quando o filho entra na escola é ver o desenvolvimento da criança. E quando o assunto é alfabetização, a ansiedade é maior. A família vive uma festa quando o pequeno começa a descobrir as primeiras letras, as primeiras palavras. O fato deve ser comemorado sim. É um novo mundo que se abre para a criança. Mas para que o aprendizado se torne mais prazeroso, os pais podem fazer brincadeiras dentro de casa.

Uma sugestão é comprar livros que tenham pouco texto e muita imagem. Incentivar a leitura desde o começo é a chave para o sucesso. Lendo, o seu filho vai, além de criar o hábito da leitura, desenvolver não apenas a questão do aprender palavras, ele vai desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade. E compartilhe desse momento com ele sempre. Leia junto, mostre que você também gosta de ler.

Faça demonstrações de carinho pela casa. Espelhe pequenos recadinhos de amor e incentivo. Não é necessário compor frases. Use palavras como Amor, Papai, Mamãe, por exemplo. Pode ser uma diversão para todos. Outra brincadeira é ler rótulos de embalagens. Soletrar o nome de um produto que ele gosta, ler os ingredientes, tudo isso é um estímulo a mais para os pequenos. O aniversário do seu filho está próximo? Então ele pode ser o responsável por escrever os nomes dos convidados. Com certeza ele ficará muito feliz com esse “trabalho”.

Mas se seu filho não conseguir ler todas as palavras e frases que você mostra para ele, calma. Cada criança tem um ritmo e isso deve ser respeitado. Quando você mesmo esperar, estará ele no cantinho, com um livrinho na mão, lendo.

2 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php:294 Stack trace: #0 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php(254): commenter_link() #1 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(174): custom_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #2 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(145): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #3 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(135): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #4 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(370): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #5 /home/bloguito/public_html/wp-includes/comment-template.php(2097): Walker->paged_walk(Array, '5', 0, 0, Array) #6 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/comments.php(43): wp_list_comments('type=comment&ca...') #7 /home/bloguito/public_html in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php on line 294