Dicas

Como ajudar seu filho a estudar

Todo estudante precisa ter uma rotina diária para que o estudo renda mais, principalmente durante essa pandemia. Ao contrário do que muita gente pensa, tudo tem que ser bem dosado: estudo, lazer, família. Manter a disciplina e o foco neste momento não está fácil, mas estamos aqui para passar algumas dicas e assim deixar as coisas mais leves.  

Durante o ensino médio, os estudos costumam exigir mais tempo. Porém, em vez de estipular horários, negocie com o adolescente, veja em qual período ele acha que rende mais e respeite isso. Muitos alunos estão estudando de forma híbrida e isso pode deixá-los mais cansados, pois a rotina muda diariamente: às vezes na escola, outras em casa. 

Algumas pessoas conseguem aprender melhor em condições diferentes, por exemplo, ouvindo música. Talvez seja o caso do seu filho. Então, fique atenta ao rendimento dele. Se for positivo, deixe o som rolar sem preocupação.

Outro ponto importante é a autonomia, mas tudo sendo supervisionado. Ele pode se sentir mais confortável e com menos pressão. Cuidado maior também com a internet! Verifique se em vez de estudar ele não está só falando com os amigos ou acessando sites de jogos, por exemplo. 

E nem só de estudos vive o adolescente. O momento com a família é importante em qualquer ocasião. Uma convivência de qualidade entre as pessoas que moram na mesma casa é essencial para manter a saúde emocional em dia. É indicado ter momentos de conversas, reflexões, compartilhamentos de experiências e expectativas, que ajudarão a diminuir o estresse e a ansiedade.

É bom lembrar que a ansiedade frente aos vestibulares é recorrente neste período, o mais importante é manter a calma e confiar nos estudos e aprendizados que seu filho está recebendo. E mais uma vez é bom ressaltar que os familiares não precisam cobrar com tanto afinco, já que o estudante geralmente já se cobra o suficiente. É interessante fomentar perguntas de desenvolvimento: “Como estão os estudos?”, “Você precisa de ajuda?”, por exemplo. 

Como você tem organizado a vida escolar do seu filho? Conta para a gente a sua experiência. 

Postar um comentário

*
*

Pin It on Pinterest