Curiosidades

Como estimular o consumo consciente nas festas de final de ano

layout_facebook_141118_3

Nesta época de final de ano o estimulo por compras é muito forte e as crianças terminam querendo ganhar muitos presentes, comprar roupas novas. O “ter” ficar muito em evidência. Para que os pequenos não achem que tudo é conquistado de uma maneira fácil, na base do “eu quero”, os país, tios ou responsáveis devem estimular a consciência do consumo responsável. Então, que tal propor a criança que ela ganha um brinquedo novo se ela doar os mais antigos?

Pesquisamos e selecionamos algumas ficas que podem ajudar o debate dentro de casa e estimular a criança a pensar: será que vale mesmo a pena comprar?

– Seja criativo. Há alternativas baratas e sustentáveis para fabricação de brinquedos, de objetos de decoração para o Natal. É mais simples do que se imagina e muito prazeroso.
– Combine troca-troca de roupas com amigos que possuem filhos em idades próximas. O que não serve mais para vocês pode ser muito útil para outros.
– Estimule a criança, ao ganhar um brinquedo de presente, a escolher um que não brinque mais para doar a quem precisa.
– Não seja consumista. A regrinha “será que vale a pena comprar?” também vale para o adulto. A criança nada mais é do que o reflexo do que vê dentro de casa.

Postar um comentário

*
*