Curiosidades

Como será a vida do astronauta no espaço?

Viver no mundo da Lua, viajar pelo espaço sideral, conhecer outros planetas… tudo isso parece ser muito legal e toda criança um dia já pensou em ser astronauta. Mas como será que eles levam a vida no espaço? O que será que eles comem? Como dormem? Será que tomam banho? A verdade é que as coisas não são tão fantasiosas como imaginamos e vida de astronauta não é fácil. Eles levam dezenas de tipos de comida e muita coisa precisa ser reciclada.

Sabia que eles reciclam o xixi que vira água para beber? Como não tem como levar água e a gravidade impede da água descer, pois ela sobe, o banho tem que ser com álcool, passando uma toalha. Como tudo pode sair voando, é preciso ter muito cuidado, até para ir ao banheiro. Já pensou se o xixi e o cocô sai voando pela espaçonave? Por isso eles precisam ficar amarrados e com uma maquininha que suga tudo pra não deixa sair por aí. Estranho né?

Antigamente era mais difícil se alimentar. Pois comiam tudo muito pastoso. Mas hoje, os alimentos são embalados a vácuo e podem durar bastante. Também passam por uma radiação ionizante para eliminar bactérias, fungos, etc. Assim, eles podem comer de tudo, contanto que seja bem higienizado, conservado e embalado: tem pizza, carne e até sorvete. Dá pra levar sopa, e até catchup, mostarda, comida japonesa e chinesa. Legal, né?

E se ficar doente? Bom, se for uma doença mais séria que precise de tratamento, tem que voltar pra Terra! Afinal não tem como mandar um médico para o espaço. De maneira geral, eles são autossuficientes. E se a gente aqui na aprendesse um pouco como viver feito um astronauta, nossa vida seria bem mais simples, econômica, sustentável e reciclável!

Histórias de um pequeno astronauta

E a nossa dica de leitura é o Histórias de um pequeno astronauta, de Christiane Gribel. Ganhador do Prêmio Jabuti, este livro, escrito por Christiane Gribel e ilustrado por Orlando, Histórias de um pequeno astronauta revela o mundo de um pequeno menino que descobre as estrelas, a Via Láctea, os cometas, a Lua, a Terra, e transforma as informações que recebe pelo filtro particular e mágico do seu olhar, de uma maneira que você será incapaz de esquecer. Nosso astronauta tira conclusões e faz questionamentos surpreendentes… mas com uma sinceridade tão verdadeira, que será impossível não se apaixonar por essas histórias. Só para você ter uma idéia, aqui vai um trechinho: “Você já viu quantos grãos de areia tem um montinho de areia? Tem um montão. Imagina uma praia. Imagina todas as praias de todos os lugares do mundo. Isso é estrela e grão de areia que não acaba mais.”

Postar um comentário

*
*