Curiosidades

Qual o formato real das estrelas?

Desenhamos estrelas desde pequenos. É só o céu estar presente em nossos desenhos que lá estão elas com as suas quatro ou cinco pontas. Mas na verdade a estrela não tem esse formato. Acreditem! As estrelas são esferas, como os planetas.

Olhando para o céu estrelado podemos perceber que as estrelas cintilam e esse brilho intermitente dá uma impressão de pequenas pontas ao redor de cada uma das estrelas do céu. Na verdade, não são só os humanos que vêem as estrelas com pontas. Alguns telescópios também as “enxergam” dessa maneira.

Mas por que enxergamos as estrelas com pontas se elas são esféricas? Isso acontece porque a luz viaja como uma onda, e quando essa luz passa através ou ao lado de objetos, suas ondas rebatem umas nas outras, causando uma certa interferência chamada difração.

Um fato curioso é que essa difração é diferente em cada pessoa, ou seja, cada ser-humano vê as estrelas com pontas e formas levemente diferentes. Inclusive o nosso olho esquerdo cria uma difração sutilmente diferente do olho direito. Mas a mesma difração que acontece com uma estrela, acontecerá com todas as outras.

Pelo que vimos, desenhar estrelas com pontas não é algo cientificamente incorreto. Mas lembre sempre: se for desenhar um céu estrelado, todas as estrelas devem ter o mesmo número de pontas, assim, seu desenho terá um embasamento científico.

Postar um comentário

*
*