Curiosidades

Os corpos celestiais que orbitam as galáxias e planetas

Você já ouviu muito falar, mas sabe o que é um satélite? Os satélites nada mais são do que objetos ou corpos celestiais que fazem um trajeto elíptico ou circular em torno de um planeta. Existem dois tipos: o natural e o artificial. A Lua, por exemplo é o satélite natural do nosso planeta Terra, mas também existem outros, como os artificiais, que são criação do homem. Ao fazer sua trajetória, o satélite segue uma órbita. Quando está bem longe da Terra, chama-se apogeu; quando está bem perto, é perigeu.

Por volta de 2011, encontrou-se cerca de 200 objetos orbitando nosso Sistema Solar, e foram classificados como luas ou satélites naturais.

Já foram descobertas luas de tamanho maior circulando em torno do Sol, a exemplo do Titã e Ganímedes, que são satélites naturais do planeta Saturno e de Júpiter, cujo tamanho chega a ser maior do que o planeta Mercúrio. Mas e como surgem estes satélites naturais? Isso ocorre através de processos naturais como catástrofes ou impactos de corpos planetários. Ou de formas espontâneas.

Mas e o satélite artificial? Bom, estes como já foi dito, são criados pelo homem e servem para fins específicos para os humanos aqui na Terra. São geralmente planejados para determinadas atividades, como os de sinal de TV a cabo, de operadora de celular, ou até mesmo o satélite do Google, que faz fotografias da Terra lá de cima.

Então, toda vez que você estiver assistindo ao seu programa preferido na TV a cabo ou usando celular, tenha certeza que está usando um satélite!

Postar um comentário

*
*