Curiosidades Dicas Posts Recentes

Como aplicar o protetor solar de maneira correta

Nunca tivemos dias tão quentes. Prova disso são os termômetros que estão chegando a mais de 35 graus em várias cidades do Brasil, isso sem falar da sensação térmica, que muitas vezes ultrapassa os 40 graus. O tempo está realmente de “tostar”, como costumamos falar.

E junto com o sol, chegam também o risco do envelhecimento precoce e o câncer de pele. Como ficamos mais tempo ao ar livre, na praia, piscina ou parque, aumenta o risco de queimaduras solares. Para deixar você e seus filhos mais protegidos nesta estação, vamos ensinar a maneira correta de passar o protetor solar.

Primeiro escolha um produto com fator de proteção que atenda às necessidades da pele. Se a pele é muito branca, use a proteção 50. Pele branca deve aplicar protetor com proteção 30. A pele morena deve receber proteção 15 e a negra 8.

Depois de escolher o protetor de acordo com o tom de pele, o correto é aplicá-lo 30 minutos antes de se expor ao sol, de preferência antes de colocar os trajes de banho. Repita a aplicação a cada duas horas ou após sair da água e passe duas camadas de protetor a cada aplicação. E uma informação muito importante: não se esqueça de proteger locais como orelha, pé e joelho dos seus filhos. Esses locais são muito expostos ao sol e nem percebemos.

E é sempre bom lembrar: Beber muita água e suco é fundamental. Das 10h às 16h é o período em que os raios UVB estão mais intensos na superfície terrestre. Evite esse período, por mais tentador que seja. E se o dia estiver nublado, com aquele mormaço, não se engane, a radiação também queima a pele, pois as nuvens só bloqueiam a luz visível.

Comprou o protetor e não sabe ler o que diz a embalagem? Nós damos uma mãozinha:

FPS: fator de proteção solar. Ele indica o grau de proteção contra a radiação UVB.

UVA: tipo de radiação ultravioleta que pode causar manchas e envelhecimento precoce da pele. Então, utilize produtos que também ofereçam proteção contra raios UVA.

UVB: tipo de radiação ultravioleta que atinge as camadas superficiais da pele. É responsável pela vermelhidão, queimaduras e está mais relacionado ao câncer de pele.

 

Postar um comentário

*
*