Curiosidades

Como funciona a internet?

A internet chegou ao Brasil em meados do ano de 1990. Se fizermos as contas, são 26 anos conectados. Mas só foi a partir do ano 2000 que a internet chegou a casa dos brasileiros, antes ela era restrita aos meios acadêmicos. E a internet surgiu de um jeito tão intenso em nossas vidas, que hoje ficamos imaginando como é que se vivia sem ela. A internet conseguiu eliminar barreiras e tornar a informação acessível, em tempo real, para grande parte da população mundial.

Mas você já se perguntou como isso é possível ou qual é a mágica por trás disso tudo? Como é que pessoas de todo o mundo tem acesso praticamente ilimitado a um número infinito de informações? Saiba que para que isso seja possível existe uma grande infraestrutura por trás disso tudo.

Primeiro, para que uma rede exista é preciso que muitos computadores possam ser interligados ao mesmo tempo. É preciso instalar em cada computador um dispositivo chamado placa de rede. Ela permitirá que muitos computadores sejam interligados simultaneamente, formando o que se chama de uma rede local, ou LAN ( do inglês Local Area Network ). Se essa LAN for ligada à Internet, todos os computadores conectados à LAN poderão ter acesso à Internet.

Uma rede é formada por vários computadores interligados dentro de um estabelecimento (cidade, estado..). A Internet é a “rede das redes”. Ela é composta de pequenas redes locais (LANS), redes estaduais e enormes redes nacionais que conectam computadores de diversas organizações mundo afora.

Essas redes estão interligadas de diversas formas, desde uma simples linha telefônica discada até malhas de fibras óticas. Estar na Internet significa participar de uma rede interconectada.

As redes que formam a Internet são Interligadas por outras redes de alta capacidade, chamadas backbones (espinha dorsal ). Os backbones são poderosos computadores conectados por linhas de grande largura de banda como canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio.

No vídeo abaixo você pode visualizar melhor essa ligação entre computadores. Vamos conferir?

Postar um comentário

*
*