Curiosidades

Como surgiu o fogo?

Ele é tão comum nas nossas vidas, que nem sabemos como viver sem. Estamos falando do fogo, que é responsável pelo cozimento dos nossos alimentos, nos aquece em noites frias, nos ajuda a iluminar o ambiente quando falta energia, além de também nos causar medo, quando é responsável por incêndios, sejam eles domésticos ou nas florestas.

Mas como é que o fogo surgiu? Bem, podemos dizer que ele surgiu a mais ou menos 500 mil anos atrás, e, muito provavelmente, o primeiro contato do homem com ele foi através de combustão espontânea, raios ou vulcões. O controle do fogo só se tornou algo concreto para o homem, quando ele percebeu que era possível produzi-lo atritando duas pedras ou pedaços de madeira. Entretanto, apesar disso ter acontecendo a muitos e muitos anos, foi só em 1779 que os fósforos foram criados. Eles eram feitos de enxofre,clorato de cálcio e goma arábica ,que produziam fogo quando submerso em ácido sulfúrico concentrado.

Tem um vídeo bem interessante que mostra como foi que o fogo surgiu na vida do homem. É uma animação chamada “A descoberta do fogo”.

Postar um comentário

*
*