Dicas de Leitura

Contos do oriente e histórias de segredos e amores

E as férias para alguns já começou! Por isso nada melhor do que ter opções variadas de leituras para todas as idades. A primeira delas é a Histórias do Japão – Contos, de Jose Arrabal. Trata-se de um livro de contos que une culturas e faz ponte entre povos. Com acentuada liberdade de invenção, suas narrativas e desenhos expressam sonhos, conflitos, traços e cores, estilos e feitios do imaginário e da arte do Oriente e do Ocidente. Ilustrado pelo artista plástico Douglas Okasaki, o livro reúne, em prosa poética, alguns relatos tradicionais do xintoísmo e do budismo, lendas, fábulas e contos populares do Império do Japão

historia_do_japao

A segunda indicação é O segredo da casa amarela. Nesta obra, Giselda Laporta Nicolelis cria um thriller na medida certa para leitores adolescentes. Com toda a sua experiência como escritora, reúne peripécias e perigos dignos das melhores histórias de espionagem e de detetives, ambientados numa vila de pessoas modestas e trabalhadoras. Para desvendar o que está acontecendo na casa amarela em frente ao campinho, onde nossos heróis costumam jogar bola, vale correr qualquer risco… É isso o que fazem Wanderlei, Zarolho, Camaleão, Jaime e Pedro, uma turma de garotos xeretas, espertos, muito amigos entre si e que, quando não estão trabalhando ou estudando, não dispensam uma boa aventura, repleta de emoção e mistério.

0 _segredo_da_casa_amarela

Por último, a sugestão é a obra Para Sempre, de Ana Maria Machado. É um livro sobre o amor. Por meio de histórias paralelas, a autora fala das coincidências que levam duas pessoas a se encontrar, das paixões avassaladoras e dos relacionamentos maduros. Mas sua dimensão é ainda maior: ela discute o mito do amor eterno nos dias de hoje.

1099025-gg

Até que ponto podemos afirmar que o amor dura para sempre? Ele é imune às intrigas e às tentações do cotidiano? O que dizem os romances, a poesia, a música popular e o cinema? A história dos protagonistas Nelson e Susana tinha tudo para durar. Mas os anos de convivência acabaram por enfraquecer a relação; ele se envolve com outra mulher e sacrifica um casamento que parecia tão sólido. Entrelaçando diversas formas narrativas, Para sempre fala de casais que colocam o amor à prova e tentam sobreviver ao adultério, à passagem do tempo e às crises e desentendimentos a que todo casal está sujeito.

Postar um comentário

*
*