Dicas de Leitura

Leituras para conhecer e apreciar Van Gogh

Essa semana conhecemos a vida de um grande artista, o pintor holandês Vincent Van Gogh. Por isso, indicaremos obras relacionadas a este grande artista. A primeira indicação é Van Gogh Biografia, de David Haziot. “Ainda não conheço melhor definição de ‘arte’ do que esta: A arte é o homem acrescentado à natureza – natureza, realidade, verdade das quais o artista faz sobressair o sentido, o caráter, que ele exprime, resgata, separa, libera, ilumina.” (Van Gogh) Vincent Van Gogh (1853–1890), em apenas onze anos de trabalho, abriu as portas para a pintura moderna. Antes mesmo de aprender a desenhar, em longas caminhadas, gostava de observar o fim do dia, o pôr do sol em uma profusão de dourados, amarelos e alaranjados. É por meio da correspondência com seu irmão, Théo, que se tem a maior parte das informações a seu respeito: o fervor religioso, o duro aprendizado e, finalmente, a libertação da maneira de pintar como ninguém antes dele. A morte precoce aos 37 anos deixou muitos questionamentos e apenas uma certeza: sua genialidade.

biografia

A segunda sugestão de leitura é Vincent ama as cores – uma história para conhecer Vincent Van Gogh, de Silvia Sirkis, ilustrado por Tomi Hadida. Esta obra procura trazer a história de Vincent Van Gogh e mostrar por que suas obras são como são, além de tentar ajudar o leitor a descobrir o que pode haver de especial, divertido, comovente ou oculto na arte.

vincent_ama_cores

Por último, a dica é Van Gogh e o passarinho Téo, de Mercia Maria Leitao e Neide Duarte. A obra do pintor holandês Van Gogh, especialmente o quadro O quarto de Van Gogh em Arles (1889), é o ponto de partida deste belo e divertido livro. Criando uma nova história, levando em conta o momento em que o quadro foi pintado, as autoras brincam com inúmeras possibilidades, a fim de tornar o trabalho com a arte ainda mais prazeroso para os pequenos leitores. O livro também apresenta atividades, curiosidades e outras obras do artista.

passarinho_teo

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5205 ms: Connection timed out